Igreja do Carmo e Museu de Arte Sacra

By 22 de setembro de 2014 Culturais No Comments
IMG_2832

Construída em 1750 pelo abastado minerador Luciano Nunes Teixeira e seu genro Antônio Rodrigues Frota, a Igreja do Carmo servia como capela particular, dedicada inicialmente a Nossa Senhora das Mercês. Na época, Antonio Frota construiu um castelo de 2 andares além da capela, que até então, não possuía a aparência atual.

Em 1868 sofreu por uma grande alteração, em que lhe foi colocada aparência semelhante a de hoje em dia. Mas apenas em 1976, sua fachada foi alterada para o estilo em que a conhecemos. Visando resgatar um modelo colonial, e transforma-la em um Museu da Arte Sacra, o Sr. Pompeu Christovam de Pina iniciou uma nova reforma, que fez com a igreja se mantivesse fechada por quase três décadas. Sendo inaugurada somente em 07 de outubro de 2009, juntamente com o Museu de Arte Sacra.

Seus visitantes poderão encontrar diversos objetos de culto, altares, imagens, sinos e painéis. Mas seus grandes destaques são os túmulos de seus construtores, Luciano Nunes Teixeira e Antonio Rodrigues Frota, e as imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a da Boa Morte da Lapa, que formavam o altar-mor das hoje extintas, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens e da Igreja da Boa Morte da Lapa dos Homens Pardos e Pretos Fôrros.

A igreja do carmo e museu de arte sacra fica aberta para visitação de quarta a domingo das 11:00 ás 17:00h.