Igreja Nossa Senhora do Bonfim

By 22 de setembro de 2014 Culturais No Comments
igreja-nosso-senhor-do-bonfim_6948801

Em 1750, foi trazida de Salvador pelo Sargento-Mor Antonio José de Campos e um comboio de 264 escravos, a imagem de Nosso Senhor Jesus do Bonfim. Nesse mesmo ano, erguia-se a Igreja Nossa Senhora do Bonfim, uma das mais tradicionais igrejas catolicas de Pirenopolis.

No seu interior está a imagem de Jesus na cruz esculpido em madeira, e outros dois altares dedicados a Santa Luzia e Santa Bárbara. Ainda encontramos nesta igreja, uma imagem de roca do Senhor dos Passos, que representa Jesus carregando a cruz. Existem quatro sinos, 2 construidos em 1803 por Manoel Cotrim. O terceiro em 1886, premiado com selo do Imperador D. Pedro II. E o quarto, mais velho de 1756.

É de costume da população e de quem por ali passa, pedir a benção do Senhor do Bonfim antes de Viagens, casamentos, e algumas festas religiosas, como as Cavalhadas e a Folia do Divino.

Em 2012, a igreja foi restaurada, após serem descobertas pinturas originais das paredes e forro da capela. Atualmente, artisticamente mais rica, a igreja é aberta a visitações de quarta a segunda, das 12h às 18h, com uma taxa de R$ 2,00 por pessoa.