1583 Mascarado leitor B

Promovida pelo Instituto Cultural Casa de Autores e Prefeitura Municipal de Pirenópolis/GO, a FLIPIRI é um projeto que vem incentivar pessoas de todas as idades a terem o habito da leitura, o que não é muito comum em pequenas cidades do Brasil.

O projeto também treina e qualifica professores e mediadores de leitura, promove encontros entre escritores e leitores que incentivam o gosto à leitura, consegue doar grandes quantidades de livros para formar e renovar acervos literários nas comunidades locais e traz apresentações artísticas e outras práticas culturais relevantes, aos visitantes da Festa.

As atividades estendem-se para os povoados rurais, além das escolas públicas urbanas, com a FLIPIRI itinerante, que leva os escritores a comunidades que nunca tiveram acesso a este tipo de atividade, ou nunca ganharam um livro. No total, o projeto atinge 5.500 alunos da rede pública e 260 professores, além de toda população local e cerca de 5.000 visitantes.

A tradicional parceria entre o Instituto Cultural Casa de Autores e a Prefeitura de Pirenópolis segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) do Governo Federal, proporcionando a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura, a formação de mediadores e o desenvolvimento do mercado livreiro, de maneira recreativa e agradável a todas as idades.